A algum tempo venho utilizando o OCS Inventory para levantar o parque de máquinas dos clientes. Sempre a procura de uma ferramenta para controle de atendimentos, equipamentos e que pudesse criar algum relatório de tudo isso encontrei o GLPI.
Os dois tem uma grande vantagem de saída, são licenciados sob GNU/GPL, são softwares bem maduros, na página do GLPI tem uma boa lista de empresas e entidades que o utilizam em vários países, inclusive no Brasil. Além disso você pode integrá-los. Então seu inventário feito com o OCS já é importado pelo GLPI.
Você pode ver a configuração do OCS em Realizando o Inventário da Rede com o OCS Inventory, e do GLPI em
Gerenciando Recursos de TI com o GLPI.
O GLPI permite que sejam adicionados plugins, e no nosso caso vamos colocar o http://glpi-project.org/IMG/gz/glpi-mass_ocs_import-1.1.tar.gz
Após o download basta descompactar o arquivo e copiar a pasta resultante para a pasta “plugins” do seu GLPI. Agora efetue o logoff e logon, vá em Configuração -> Plugins, seu plugin para importação do OCS deve estar lá.
Basta configurar o servidor que tem o OCS instalado, e clicar em “Enable Synchronization”. Agora suas máquinas já devem aparecer em Inventário -> Computadores. Caso não apareçam… de um tempinho, ele ainda deve estar em fase de sincronização.
Boa sorte.
0 comentários :
Enviar um comentário