Seguindo a dica do Vinicius Santoro no comentário em Realizando o Inventário da Rede com o OCS Inventory, resolvi testar o GLPI. A tempo estava a procura de um software para gestão de TI, junto com inventário e também atendimento aos usuários, o conhecido HelpDesk.
Vinha utilizando o Ocommon, mas realmente achava o software incompleto. A primeira vista o visual do GLPI impressiona, e já se percebe que é um sistema que vem sendo aperfeiçoado a algum tempo.
Primeiro vamos fazer o download do arquivo em http://www.glpi-project.org/?lang=en.
# wget http://www.glpi-project.org/IMG/gz/glpi-0.70.2.tar.gz
# tar zxvf glpi-0.70.2.tar.gz
Agora basta copiarmos o diretório gerado para dentro do DocumentRoot do apache. No meu caso esse diretório é /usr/local/apache2/htdocs. Caso você tenha alguma dúvida de como configurar o apache, acesse Configurando um Servidor LAMP.
# mv glpi /usr/local/apache2/htdocs/
Agora basta acessarmos o servidor e configurarmos o sistema. no seu Firefox acesse http://127.0.0.1/glpi. Se você está instalando o GLPI em outro PC, digite o IP dele. Uma outra dica importante é dar permissão de escrita ao usuário do apache no diretório glpi.
# chown -R apache /usr/local/apache2/htdocs/glpi
Primeiro idioma, aceitar a licença e clicar no botão instalar. O instalador irá fazer uma checagem no sistema verificando se tudo que ele necessita está instalado. Com tudo certo, clique em continuar. Agora coloque o nome do servidor MySQL, usuário e senha, no meu caso foram localhost, root e *****.
Agora crie um novo banco de dados chamado glpi, e finalize a instalação. Na primeira sessão utilize:
Usuários / Senhas padrão são:
- glpi/glpi para administrador
- tech/tech para usuário técnico
- normal para usuário normal
- post-only/post-only para usuário postonly
O GLPI está devidamente instalado, mas existem alguns plugins que valem a pena. Um deles é a importação em massa de dados do OCS Inventory. Para saber como instalar leia Realizando o Inventário da Rede com o OCS Inventory.
Primeiro vamos efetuar o download do plugin em http://glpi-project.org/spip.php?article254. Depois de efetuado o download vamos descompactar o arquivo e colocar a pasta resultante no diretório de plugins do GLPI.
# tar zxvf glpi-mass_ocs_import-1.1.tar.gz
# mv mass_ocs_import/ /usr/local/apache2/htdocs/glpi/plugins/
# chmod -R 777 /usr/local/apache2/htdocs/glpi/plugins/mass_ocs_import/
Agora efetue o logoff e o login no GLPI, selecione Configuração -> Plugins. Você verá seu plugin disponível, clique nele, e ative o modo OCSNG nas configurações. Agora é só mandar instalar o plugin.
Boa sorte, e até mais!
0 comentários :
Enviar um comentário