O yum (Yellow dog Updater, Modified) é um programa cujo objetivo é resolver as complicações da instalação/desinstalação de pacotes em formato RPM. Com o yum, o processo de instalação de um pacote se torna extremamente simples: com apenas um comando conseguimos baixar da internet a versão mais atual e instalar no sistema, deixando-o pronto para o uso. Seu endereço oficial é: http://linux.duke.edu/projects/yum/.
Inicialmente feito para a distribuição Yellow Dog – uma versão modificada do Red Hat/Fedora para sistemas com arquitetura PowerPC – o yum chamou a atenção dos desenvolvedores do Red Hat/Fedora, pois os mesmos necessitavam de um gerenciador de pacotes que resolvesse dependências e trabalhasse com repositórios na Internet. Foi adotado oficialmente desde a primeira versão do Fedora.
As instruções aqui são baseadas na distribuição Fedora.
O arquivo de configuração do yum é o /etc/yum.conf. Além disso, os repositórios (sites que contém os pacotes dos programas) são configurados através de cada arquivo de extensão .repo, localizados no diretório /etc/yum.repos.d.
A configuração padrão do yum contida no /etc/yum.conf é suficiente para o bom funcionamento do programa. Você só precisará de alguns repositórios já configurados. Por exemplo, o padrão para o repositório do Fedora é o arquivo /etc/yum.repos.d/fedora.repo:
[fedora]
name=Fedora $releasever - $basearch
baseurl=http://fedora.c3sl.ufpr.br/linux/releases/$releasever/Everything/$basearch/os/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY
As linhas acima significam que o repositório denominado fedora terá:
- name: Nome descritivo, no exemplo: Fedora (versão da distribuição) – (arquitetura da distribuição, ex. i386);
- baseurl: O endereço que contém a lista dos programas e os pacotes;
- enabled: Se o repositório está habilitado ou não (1 significa sim, 0 significa não);
- gpgcheck: Se todos os pacotes devem ter sua autenticidade verificada (extremamente recomendado, 1 significa sim, 0 significa não);
- gpgkey: Qual chave criptográfica utilizar para a verificação dos pacotes.
Com este repositório configurado, pode-se instalar e remover todos os pacotes básicos da distribuição. No caso das atualizações de pacotes, o repositório é outro e pode ser configurado no arquivo /etc/yum.repos.d/fedora-updates.repo:
[updates]
name=Fedora $releasever - $basearch – Updates
baseurl=http://fedora.c3sl.ufpr.br/linux/updates/$releasever/$basearch/
enabled=1
gpgcheck=1
gpgkey=file:///etc/pki/rpm-gpg/RPM-GPG-KEY-fedora
Há varios outros repositórios de terceiros disponíveis (como o livna, dag, freshrpms, atrpms) que contém outros programas que podem não estar na lista principal por diversos motivos. Cada um desses repositórios têm configurações próprias e por isso criam arquivos .repo dentro do diretório /etc/yum.repos.d. Aqui não iremos listar todos os repositórios e sim apenas os oficiais.
Uma vez configurados os repositórios desejados, é hora de utilizar o yum.
Para procurar por um pacote usando alguma palavra relacionada, utilizamos o parâmetro search. Por exemplo, procurar todos os pacotes relacionados com a palavra ‘DVD’:
# yum search DVD
Para instalar um pacote:
# yum install pacote
Para desinstalar o pacote:
# yum remove pacote
Atualizando um pacote específico, caso exista uma atualização para o mesmo:
# yum update pacote
Ou se precisarmos atualizar todo o sistema, instalando todos os pacotes novos que tenham atualizações disponíveis:
# yum update
Para verificar quais os pacotes que precisam de atualização:
# yum check-update
Listando todos os pacotes disponíveis, tanto no repositório quanto os já instalados:
# yum list
Listando todos os pacotes disponíveis para a instalação:
# yum list available
Existem também os grupos de pacotes. Um grupo de pacotes é um conjunto de pacotes necessários para se instalar alguma funcionalidade no sistema e são definidos pelos desenvolvedores da distribuição. Para listar todos os grupos de pacotes:
# yum grouplist
Installed Groups:
Office/Productivity
MySQL Database
Editors
System Tools
...corte...
Available Groups:
Engineering and Scientific
Window Managers
GNOME Software Development
XFCE Software Development
XFCE
...corte...
Como podemos ver, o yum mostra os grupos já instalados no sistema (Installed Groups) e os disponíveis para a instalação (Available Groups). Se quisermos, por exemplo, instalar o suporte ao gerenciador de janelas XFCE, instalamos seu grupo:
# yum groupinstall "XFCE"
O yum se encarregará de baixar todos os pacotes necessários para o XFCE. Para remover todos os pacotes do grupo:
# yum groupremove "XFCE"
Todas estas ações do yum necessitam de uma conexão de Internet, pois a lista de pacotes é sempre requisitada no repositório para consulta. Mesmo para consultar um simples nome de pacote, precisa-se de conexão com a Internet.
Caso já tenha se utilizado o yum para fazer alguma ação (e por consequência, ele já tenha baixado a lista de pacotes para o seu sistema), podemos optar por não precisar nos conectar ao servidor na Internet toda vez que usarmos o yum utilizando o parâmetro -C. Exemplos:
# yum -C search DVD
# yum -C check-update
# yum -C list | grep kde
0 comentários :
Enviar um comentário