terça-feira, 9 de junho de 2020

Thick Provision vs Thin Provision

**Thick Provision Lazy Zeroed **– é um disco “thick” padrão, ou seja, todo o espaço é alocado no momento da sua criação. Neste formato de disco virtual, qualquer dado que exista no dispositivo físico é mantido no momento da criação, e só são “zerados” no momento em que a máquina virtual vai escrevendo seus dados.

Thick Provision Eager Zeroed – é um disco “thick” que possui suporte a alguns recursos de cluster, como FT. Também aloca todo o espaço necessário no momento da sua criação. A diferença para o formato “lazy” (ou flat) é que os dados existentes no dispositivo físico são todos zerados no momento da criação. O tempo de criação deste tipo de disco pode demorar mais que os demais.

Thin Provision – neste tipo de disco apenas um espaço mínimo é utilizado no momento da sua criação. A medida que mais espaço físico for sendo necessário, o disco “thin” vai aumentando o seu tamanho, podendo chegar até o tamanho alocado inicialmente.

Na imagem abaixo, podemos ver e entender com facilidade a diferença entre Thick Provisioning e Thin Provisioning.

Diferenças entre tipos de disco em uma VM Thin vs Thick ProvisionDiferença entre Thick Provisioning e Thin Provisioning[/caption]

Portanto, se você tem pouco espaço em disco no seu lab, o caminho a seguir é sempre usar Thin Provision. Mas o esquema (mesmo em produção) é sempre ficar de olho na utilização e monitorizar o crescimento de suas VMs.

Trabalhar com Thick Provision é a mesma coisa que trabalhar com storage no século passado. Você vai lá, compra discos projetando um crescimento de 3 anos e aloca disco para cada servidor. Mesmo se o servidor em questão não utilize aquele espaço provisionado, o disco já foi alocado, desperdiçando disco. Com o Thin Provision, você “tecnicamente economiza disco”.

Fonte: https://homelaber.com.br/back-to-basics-diferencas-entre-tipos-de-disco-em-uma-vm-thin-vs-thick-provision/

0 comentários :

Enviar um comentário