quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Problema com ASP.NET AJAX 1.0 no Visual Studio 2008

Cenário:

Alguns desenvolvedores tem encontrado dificuldades para rodar projetos ASP.NET 2.0 que utilizam o AJAX Extensions versão 1.0.61025.0 no Visual Studio 2008. Muitos destes desenvolvedores, tentam apenas fazer a referência para a biblioteca AjaxControlToolKit.dll diretamente a partir da janela Choose ToolBox Items. Contudo, o Ajax Control Toolkit utiliza o assembly System.Web.Extensions que é registrado no GAC (Global Assembly Cache). O que ocorre é que quando você instala o Visual Studio 2008, o assembly System.Web.Extensions registrado no GAC é da versão 3.5.0.0. Assim, quando você tenta abrir um projeto que utiliza o AJAX 1.0 a IDE do Visual Studio exibe uma mensagem de erro informando que o assembly System.Web.Extensions não pode ser carregado por que ele ou uma das suas dependências não foi encontrado.

Solução:

Instale o ASP.NET AJAX Extensions 1.0 a partir do arquivo ASPAJAXExtSetup.msi (disponível para download no site www.asp.net). Esta instalção adiciona e registra no GAC a versão 1.0.61025 necessária para seus projetos. As duas versões vão continuar funcionando normalmente pois o Global Assembly Cache gerencia de forma eficiente os assemblies de mesmo nome e com vesões diferentes.

Alternativa:

Se você não quiser instalar o ASP.NET AJAX Extensions 1.0 completo, basta copiar o assembly System.Web.Extensions de outro computador que tenha a versão 1.0.61025 e registrá-lo no GAC manualmente utilizando a ferramenta GACUtil.exe. O comando deve ser invocado a partir do prompt de comando do Visual Studio 2008 com a seguinte sintaxe GACUtil.exe -i <path>\System.Web.Extensions.dll. Esta prática é recomendada apenas para ambientes de desenvolvimento para ambientes de produção, o desenvolvedor deve instalar os componentes através do MSCORCFG.msc ou preferencialmente por um pacote do Windows Installer (.msi).

Abaixo está o screenshot da pasta C:\WINDOWS\ASSEMBLY mostrando as duas versões do assembly System.Web.Extensions devidamente configuradas:

Autor do Texto: Carlos Mattos em

http://base40.spaces.live.com/Blog/cns!834535B664F10B2D!594.entry


0 comentários :

Enviar um comentário