Verificar na diretoria /dev. O diretório dev é o local onde se localizam os arquivos especiais ou os arquivos de dispositivos.
Existem dispositivos que talvez precisem ser criados manualmente no diretório dev para isso existe um comando chamado MAKEDEV, com este comando é possivel criar os arquivos do dispositivo necessário.
O diretório /dev contém arquivos associados a dispositivos físicos. Essa associação visa permitir que os drivers apontem para os dispositivos corretos (essa é uma explicação simplista).
A montagem vale apenas para dispositivos que contenham um sistema de arquivos e consiste em associar um diretório qualquer a um volume formatado (partição, unidade lógica, sistema de arquivos em rede - CIFS ou NFS, p.ex.). Assim, pode-se acessar arquivos daquele volume como se fossem parte do sistema de arquivos raiz (/).
Quanto ao /mnt e ao /media, não existe nada de particular nesses diretórios, a não ser a padronização determinada pelo FHS. A recomendação é que qualquer dispositivo removível seja montado em um subdiretório de /media (/media/floppy para disquetes e /media/cdrom para CDs, p.ex.) e que o diretório /mnt seja usado apenas para montagem temporária (p.ex., para copiar dados para uma partição recém-formatada). Nem todas as distros respeitam essa recomendação.
Assim decobri que no CentOS 6.0 a pasta /dev/dvd é um link para /dev/sr0 . Mas isso não interessa podemos fazer a montagem com /dev/dvd.
Criei uma diretoria em /mnt para o meu DVD:
mkdir /mnt/dvd
De seguida montei o dvd:
mount /dev/dvd /mnt/dvd
Podemos testar fazendo:
ls /mnt/dvd
É tudo…
0 comentários :
Enviar um comentário