segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Obter Shell no container Docker em execução

Primeiro, veja quais containers estão em execução:

$ docker ps
CONTAINER ID        IMAGE               COMMAND                  [...] NAMES
925cc10d55df        66cc85c3f275        "gitlab-runner-ser..."   [...] runner-...
0ab431ea0bcf        3e3878acd190        "docker-entrypoint..."   [...] runner-...
4d9de6c0fba1        nginx:alpine        "nginx -g 'daemon ..."   [...] nginx-c...
 
Para obter um Shell (Bash) em um container de escolha, execute isso:

$ docker exec -i -t nginx-container /bin/bash
O nginx-container determina qual container você deseja inserir. É o nome na última coluna da saída docker ps.
Alternativamente, use a ID do container: $ docker exec -i -t 4d9de6c0fba1 /bin/bash

Não use o docker attach, pois isso lhe dará resultados diferentes se o comando inicial que começou em um container Docker for algo como o MongoDB ou Redis, a instância será morta.

sexta-feira, 15 de novembro de 2019

Configurar Windows Deployment Services WS 2016

Fonte:https://newhelptech.wordpress.com/2017/07/13/step-by-step-how-to-windows-deployment-services-wds-in-windows-server-2016/


Passo a passo Como os Serviços de Implantação do Windows (WDS) no Windows Server 2016


o que é o  Windows Deployment Services?
Com o aumento do número de soluções de tecnologia da informação (TI) nas organizações, o número de imagens de servidores físicos e virtuais também aumentou. Devido a essa situação, as implantações do sistema operacional levam mais tempo para serem concluídas e exigem recursos organizacionais valiosos. Como resultado, as empresas estão procurando novas maneiras de automatizar o processo de implantação do servidor.
Os ambientes de máquinas virtuais tornaram-se onipresentes no datacenter, e ter a capacidade de implantar funções e cargas de trabalho de servidores virtuais enquanto implanta sistemas operacionais é uma parte importante do processo de implantação.
Ele fornece as seguintes funções: • Permite executar instalações de sistemas operacionais baseados em rede. • Simplifica o processo de implantação. • Suporta implantação em computadores que não possuem sistema operacional instalado. • Fornece soluções de implantação de ponta a ponta para computadores cliente e servidor. • Usa tecnologias existentes, como Windows PE, arquivo de imagem do Windows (.wim) e arquivos de imagem do disco rígido virtual (.vhd e .vhdx) e implantação baseada em imagem.

Requisito de infraestrutura:
  • 1 SERVIDOR DC  (DC-CLOUD) ADDS, DNS, DHCP, WDS.
  • 1 PC do servidor NewhelpTech Sem sistema operacional
 1 - Abra o Gerenciador do Servidor e, no Painel, clique em  Adicionar Funções e Recursos.
3
2 - Avançar, na caixa Assistente para Adicionar Funções e Recursos, clique em  Avançar.
4
3 - Na página Selecionar tipo de instalação, verifique se você escolheu a  instalação baseada em função ou em recurso e clique em Avançar.
5
4 - Agora selecione o servidor desejado no qual você deseja instalar os Serviços de Implantação do Windows  .
6
5 - Na página Selecionar funções do servidor, selecione os Serviços de Implantação do  Windows Clique em  Adicionar Recursos  na janela pop-up e clique em Avançar .
123
6 - Na   caixa Selecionar recursos , clique em  Avançar.
10
7 - Na   caixa WDS , revise as informações apresentadas e prossiga com  Avançar.
4.png
8- Na caixa  Selecionar serviços de função  , clique em  Avançar.
5
9 - Na caixa  Confirmar seleções de instalação  , clique em  Instalar.
6
10 - Após a instalação do WDS bem-sucedida, clique em  Fechar.
7.png
11 - Próxima etapa, precisamos  configurar os Serviços de Implantação do Windows , abrir o  Gerenciador do Servidor , clicar em Ferramentas e, em seguida, clique em  Serviços de Implantação do Windows.
8.png
12 - no console dos Serviços de Implantação do Windows, clique duas vezes em  Servidores , clique com o botão direito do mouse em  DC-CLOUD.Windows.ae e clique em  Configurar Servidor.
9.png
13 - Na caixa Antes de começar, clique em  Avançar  para continuar.
10
14 - Na página Opções de instalação, verifique se você escolheu   Integrado ao Active Directory  e clique em  Avançar.
Captura de tela (1) .png
15 - Na   página Local da pasta de instalação remota , você pode aceitar o local padrão, que é  C: \ RemoteInstall,  e clicar em  Avançar.
12
16 - na caixa de diálogo Aviso de volume do sistema, clique em  Sim.
13
17 - Em seguida, na   caixa Configurações iniciais do servidor PXE , clique em  Responder a todos os computadores clientes (conhecidos e desconhecidos) e, em seguida , clique em  Avançar . Aguarde alguns segundos para que o processo seja concluído.
1415
18 - Em seguida, na  caixa  Operação concluída ,  limpe a  caixa de seleção Adicionar imagens ao servidor agora e clique em  Concluir . (Adicionarei o servidor manualmente na próxima etapa).
16
19 - Antes de prosseguir, verifique se você já  inseriu o Windows Server 2016 , nos formatos DVD e ISO, se estiver usando o Hyper-V.
18.png
20 - Nosso próximo passo é  adicionar uma imagem de arranque em WDS  console, assim no Windows Deployment Services console,  clique duas vezes DC-CLOUD.Windows.ae  e, em seguida,  clique com botão direito Imagens de Arranque e clique em  Adicionar Imagem de Arranque.
19.png
21 - No Assistente para adicionar imagem, na página Arquivo de imagem, clique em  Procurar e , na   caixa Selecionar arquivo de imagem do Windows ,  clique duas vezes em Unidade de DVD (D :) , clique duas vezes na pasta de fontes e clique duas vezes em boot.wim . 
20
22 - Na caixa Arquivo de imagem, verifique o local do arquivo que é  D: \ sources \ boot.wim e clique em  Avançar.
21
23 - Na   caixa Metadados da imagem , clique em  Avançar.
22.png
24 - Na   caixa Resumo , clique em  Avançar.
23.png
25 - Na  página Progresso da  tarefa , clique em  Concluir.
24
26 - Depois de adicionar com êxito uma imagem de inicialização ao WDS, em seguida, você precisará adicionar uma  imagem de instalação ao WDS ; portanto, no console do WDS,  clique com o botão direito do mouse em Instalar imagens e clique em  Adicionar grupo de imagens.
25.png
27 - Na caixa Adicionar grupo de imagens, digite  Windows Server 2016 e clique em  OK.
Captura de tela (38) .png
28 - Em seguida, no console do WDS,  clique com o botão direito do mouse em Windows Server 2016 e clique em  Adicionar imagem de instalação.
27.png
29 - Na caixa Assistente para adicionar imagem, navegue até  D: \ sources \ install.wim  e clique em  Avançar.
28.
30 - Na caixa Imagens disponíveis,  selecione Apenas SERVERDATACENTER do Windows Server 2016 e clique em  Avançar  para continuar.
30
31 - Na caixa Resumo, clique em  Avançar  e  aguarde alguns minutos  para que o processo seja concluído.
31.png32.png
32 - Na caixa Progresso da tarefa, clique em  Concluir.
33.png
33 - No WDS,  clique com o botão direito do mouse em DC-CLOUD.Windows.ae e clique em  Propriedades.
34.png
Precisamos configurar  a aprovação do administrador  para esta implantação para prosseguir, o significado é que só quer o meu  Sifad NewHelpTech administrador  para  implantar esse servidor .
34 - Clique na  guia Resposta PXE e   marque a caixa de seleção Exigir aprovação do administrador para computadores desconhecidos . No atraso da resposta do  PXE , escolho 3  segundos e clique em  OK.
35.png
35 - Em seguida, abra o  Windows PowerShel le digite este comando: 
WDSUTIL / Set-Server / AutoAddPolicy / Message: ”O administrador do servidor Sifad NewhelpTech está autorizando esta solicitação. Por favor, espere."
36.37.
Em seguida,  retorne ao servidor WDS , o que faremos agora é configurar um servidor WDS para  transmissão multicast  (a transmissão múltipla permite implantar uma imagem em um grande número de computadores clientes sem consumir largura de banda de rede excessiva ).
36 - No WDS,  clique com o botão direito do mouse em Transmissões Multicast e clique em  Criar transmissão Multicast.
38.png
37 - Em seguida, na caixa Nome da transmissão, no campo  Digite um nome para esta transmissão , digite NewHelptech Blog Server 2016 e clique em  Avançar.
39.png
38 - Na  página Seleção de Imagem , na lista  Selecione o grupo de imagens  que contém a imagem, clique em  Windows Server 2016 e , na lista Nome, clique em  Windows Server 2016 SERVERDATACENTER e clique em  Avançar.
40.png
39 - Na  caixa Tipo de difusão seletiva , verifique se a opção  Auto-Cast está selecionada e clique em Avançar e clique em  Concluir.
41.png42.png
40 - Em seguida, se você estiver usando a VM como demonstração,  configure a VM para a inicialização do ambiente de execução de pré-inicialização (PXE)  no Hyper-V, por exemplo, aqui estão minhas próprias configurações.
43.png
41 - Em seguida, ligue o novo servidor que você deseja instalar o Server 2016 usando o WDS. Na minha demonstração, meu servidor será o NewHelpTech Server ; quando o servidor for ligado,  revise o ADDR MAC do cliente, o IP do cliente e o IP do gateway , quando solicitado ,  pressione F12 para inicialização do serviço de rede.
Captura de tela (85) .png
42 - agora você deve ver a  mensagem de aprovação do administrador.
Captura de tela (86) .png
43 - Agora,  retorne ao servidor WDS . No WDS, clique em  Dispositivos pendentes , clique com o botão direito do mouse na solicitação pendente e clique em  Aprovar.
Captura de tela (4) .pngNa caixa de diálogo Dispositivo pendente, clique em  OK.
44 - Em seguida, vá para o NewHelpTech Server 2016 e você deverá ver agora que o NewHelpTech Server 2016 está carregando arquivos do servidor  WDS r.
Captura de tela (88) .png
45 - Se o carregamento dos arquivos for bem-sucedido, a caixa Instalação do Windows WDS será exibida e você poderá prosseguir clicando em Avançar.
1
46 - Digite um nome de usuário e senha no servidor DC-CLOUD.
238.png
47 - Em seguida, no Selecione o sistema operacional que você deseja instalar, observe que o Windows Server 2016 SERVERDATACENTER está listado e clique em Avançar para continuar com a instalação.
339.png567Inicialize seu sistema de servidor.