quarta-feira, 24 de abril de 2019

Instalar xpsViewer

Houve muitos problemas diferentes causados ​​pela atualização mais recente de 1803 para o Windows 10 da Microsoft. O mais recente que me deparei é o visualizador de XPS desaparecendo.
Felizmente, a correção para isso é um comando rápido de uma linha de um prompt de comando elevado (Executar como adminsitrator):

dism /Online /Add-Capability /CapabilityName:XPS.Viewer~~~~0.0.1.0

Mas ao executar o comando obtemos o erro  0x800f0954
Descobrimos então que se deve ao facto do WSUS estar ativo.
Se você obtiver erro após executar este comando, é provável que o WSUS esteja ativado em sua máquina e não esteja funcionando, portanto, deve ser temporariamente desativado para permitir que o recurso seja instalado.

HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU

Atualize o  UseWUServer para 0
Reinicie o serviço do Windows Update:

net stop wuauserv
net start wuauserv

Execute o comando dism mais uma vez.
Depois que o visualizador XPS tiver sido instalado, não se esqueça de reativar seu servidor WSUS e reiniciar o serviço Windows Update novamente usando os mesmos comandos stop / start acima.
E está  feito.

Código para ficheiro bat:

reg add "HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU" /v UseWUServer /t REG_DWORD /d 0 /f

net stop wuauserv
net start wuauserv

dism /Online /Add-Capability /CapabilityName:XPS.Viewer~~~~0.0.1.0

reg add "HKLM\SOFTWARE\Policies\Microsoft\Windows\WindowsUpdate\AU" /v UseWUServer /t REG_DWORD /d 1 /f

net stop wuauserv
net start wuauserv

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Linux - Verificar se o arquivo existe e é diferente de zero.

Code:

if [ ! -s $FILE ];

then

     echo "Error $FILE does not exists!"

else

     echo "$FILE found!"

fi

 

OR

Code:

#!/usr/bin/expect -f

set filename "/tmp/file"

set file_status [file exists $filename]

if { $file_status > 0 } {

     set retcode [file size $filename]

     puts "$filename exists and is $retcode bytes."

} else {

     puts "$filename not found!"

}  

terça-feira, 9 de abril de 2019

Serviço de tempo do Windows

Referência técnica do serviço Windows tempo

Neste guia

· Onde encontrar informações de configuração do Windows tempo de serviço

· O que é o serviço de tempo do Windows?

· Importância dos protocolos de tempo

· Como funciona o serviço de tempo do Windows

· Ferramentas de serviço de tempo do Windows e definições

Nota

No Windows Server 2003 e Microsoft Windows 2000 Server, o serviço de diretório chamado serviço de diretório do Active Directory. No Windows Server 2008 R2 e Windows Server 2008, o serviço de diretório chamado os serviços de domínio do Active Directory (AD DS). O resto do tópico refere-se ao AD DS, mas as informações também são aplicáveis aos serviços de domínio do Active Directory no Windows Server 2016.

O serviço de tempo do Windows, também conhecido como W32Time, sincroniza a data e hora para todos os computadores com o num domínio AD DS. Sincronização de tempo é essencial para o funcionamento correto do muitos serviços do Windows e aplicações de linha de negócio. O serviço de tempo do Windows utiliza o protocolo de tempo de rede (NTP) para sincronizar relógios do computador na rede para que um valor preciso de relógio, ou carimbo de data / hora, pode ser atribuído a validação e recursos pedidos de acesso à rede. O serviço integra NTP e fornecedores de tempo, tornando um serviço de tempo escalável e fiável para os administradores da empresa.

Importante

Antes do Windows Server 2016, o serviço W32Time não foi concebido para atender às necessidades de aplicação tempo confidenciais. No entanto, as atualizações para o Windows Server 2016 agora permitem-lhe implementar uma solução de 1 MS exatidão do seu domínio. Consulte Windows 2016 precisos tempo e limite de suporte para configurar o serviço de tempo do Windows para ambientes de alta precisão para obter mais informações.

Onde encontrar informações de configuração do Windows tempo serviço

Este guia é que não discutir Configurando o serviço de tempo do Windows. Existem vários tópicos diferentes no Microsoft TechNet e na Base de dados de Conhecimento da Microsoft que explicam procedimentos para configurar o serviço de tempo do Windows. Se necessitar de informações de configuração, os tópicos seguintes deverão ajudá-lo a localizar as informações adequadas.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows para o emulador de controlador de domínio principal de raiz floresta, consulte:

o Configure o serviço de tempo do Windows no emulador PDC no domínio de raiz da floresta

o Configurar uma origem de tempo para a floresta

o Artigo da Base de dados de Conhecimento Microsoft 816042, como configurar um servidor de horas autorizada no Windows Server, que descreve as definições de configuração para computadores com o Windows Server 2008 R2, Windows Server 2008, Windows Server 2003, e Windows Server 2003 R2.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows em qualquer domínio membro cliente ou servidor ou controladores de domínio mesmo que não estão configurados como o emulador do PDC floresta raiz, consulte configurar um computador cliente para o tempo de sincronização automática de domínio.

Aviso

Algumas aplicações podem necessitar que os seus computadores para que os serviços de tempo de alta precisão.Se for esse o caso, pode optar por configurar uma origem de tempo manual, mas tenha em atenção que o serviço de tempo do Windows não foi concebido para funcionar como uma fonte de tempo de elevada precisão.Certifique-se de que que tem conhecimento das limitações de suporte para os ambientes de tempo de alta precisão, tal como descrito no artigo da Base de dados de Conhecimento Microsoft 939322, limite de suporte para configurar o serviço de tempo do Windows para ambientes de alta precisão.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows qualquer Windows cliente ou servidor em computadores baseados em que estejam configuradas como vejam os membros do grupo de trabalho em vez de membros de domíniosconfigurar uma origem de tempo manual para um computador do cliente selecionado.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows num computador anfitrião é executada num ambiente virtual, consulte o artigo da Base de dados de Conhecimento Microsoft 816042, como configurar um servidor de horas autorizada no Windows Server. Se estiver a trabalhar com um produto de virtualização de não pertencentes à Microsoft, certifique-se de consultar a documentação do fornecedor para esse produto.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows no controlador de domínio com o numa máquina virtual, recomenda-se que parcialmente desativar o tempo de sincronização entre o sistema e convidado sistema operativo anfitrião funciona como um controlador de domínio. Isto permite que o controlador de domínio convidado sincronizar o tempo para a hierarquia de domínio, mas protegê-lo de ter um período de tempo inclinar se for restaurada a partir de um estado salvo. Para mais informações, consulte o artigo da Base de dados de Conhecimento Microsoft 976924, receber o serviço de tempo do Windows IDs de evento 24 horas, 29 e 38 num controlador de domínio virtualizado com um servidor de anfitrião baseados no Windows Server 2008 com o Hyper-V e Considerações sobre a implementação de controladores de domínio virtualizado.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows no controlador de domínio que atua como o emulador do PDC raiz floresta que também está em execução no computador virtual, siga as mesmas instruções para um computador físico, tal como descrito em configurar o serviço de tempo do Windows no PDC emulador no domínio de raiz da floresta.

· Para configurar o serviço de tempo do Windows num servidor membro executando o como um computador virtual, utilizar a hierarquia de tempo de domínio, tal como descrito em (configurar um computador cliente para o tempo de sincronização automática de domínio.

O que é o serviço de tempo do Windows?

O serviço de tempo do Windows (W32Time) fornece sincronização de relógio de rede para computadores sem a necessidade de configuração extensa.

O serviço de tempo do Windows é essencial para a operação concluída com êxito de autenticação Kerberos versão 5 e, como tal, a autenticação AD DS. Qualquer aplicação em deteção de Kerberos, incluindo a maior parte dos serviços de segurança, baseia-se em tempo de sincronização entre os computadores que participam a solicitação de autenticação.Controladores de domínio do AD DS também devem ter sincronizado relógios para ajudar a garantir a replicação precisa de dados.

O serviço de tempo do Windows é implementado numa biblioteca dynamic-link denominada W32Time.dll. W32Time.dll é instalada por predefinição na %Systemroot%\System32 pasta durante a instalação e configuração do sistema operativo.

W32Time.dll originalmente foi desenvolvido para o Windows 2000 Server suportar uma especificação pelo protocolo de autenticação Kerberos V5 que necessários relógios numa rede a ser sincronizada. A partir do Windows Server 2003, W32Time.dll fornecidos maior precisão na sincronização de relógio de rede até o sistema operativo Windows 2000 Server e, além disso, suporte para uma variedade de dispositivos de hardware e os protocolos de rede tempo com fornecedores de tempo. Embora originalmente concebido para proporcionar a sincronização do relógio para autenticação Kerberos, muitas aplicações atuais usam carimbos para assegurar a consistência transações, para gravar o tempo de eventos importantes e outras informações comerciais críticas e confidenciais tempo. Estas aplicações beneficiarem da sincronização de hora entre computadores que é fornecida pelo serviço de tempo do Windows.

Importância dos protocolos de tempo

Protocolos de tempo comunicam entre dois computadores de troca de informações de hora e, em seguida, utilize essas informações para sincronizar os seus relógios. Com o protocolo de tempo de serviço de tempo do Windows, um cliente solicita informações de hora a um servidor e sincroniza o relógio com base nas informações que serão recebidas.

O serviço de tempo do Windows utiliza NTP para ajudar a sincronizar tempo através de uma rede. NTP é um protocolo de tempo de Internet que inclui os algoritmos disciplina necessários para sincronizar os relógios. NTP é um protocolo mais preciso de tempo do que a rede tempo protocolo SNTP (Simple) que é utilizado em algumas versões do Windows; No entanto, W32Time continua a suportar SNTP para permitir a compatibilidade com versões anteriores com computadores com serviços com base em SNTP tempo, como o Windows 2000.

Consulte também

Como funciona o serviço de tempo do Windows
Ferramentas de serviço de tempo do Windows e definições
Artigo da Base de dados de Conhecimento Microsoft 902229

Copy lista de ficheiros

No mundo da tecnologia, em algumas situações, nos deparamos, muitas vezes, sem ferramentas nativas, e assim, temos que nos virar com “quebra-galhos”, com gambiarras, ou, no mínimo, com ferramentas não nativas.
Se você, por algum motivo, já precisou exportar uma listagem com os nomes de todos os arquivos contidos em uma pasta no Windows, sabe que o sistema operacional não oferece este recurso. Tudo bem, é possível, obviamente, capturar uma screenshot da tela.
Mas, e se você desejar obter todos os nomes, completos, de todos os arquivos, incluindo as extensões? E se a pasta em questão contiver muitos arquivos, indo além daquilo que é exibido na janela no momento? E se você precisa realizar o procedimento por algum motivo relacionado a backups, por exemplo, ou devido a algum motivo relacionado à organização?
E se você deseja copiar para a área de transferência, digamos, todos os nomes dos MP3 contidos dentro de uma pasta para, então, colá-los dentro de um arquivo do Word e, então, enviá-los para impressão?
Felizmente, existem alternativas, aqui. É possível realizar a cópia de todos os nomes de arquivos contidos dentro de qualquer pasta, incluindo suas respectivas extensões. Tudo será enviado para a área de transferência do Windows, e a partir daí, você poderá realizar a colagem em qualquer aplicativo (em um simples arquivo de texto, em um processador de texto, em uma planilha, etc).
Obs importante: vale lembrar que os procedimentos abaixo envolvem a edição do registro do Windows. É importante que você tenha sempre backups em mãos, atualizados e em perfeito estado. É importante, também, que você utilize algumas ferramentas do próprio Windows para se proteger de possíveis erros e/ou enganos durante o procedimento.
Portanto, antes de prosseguir, dê uma lida nos seguintes artigos:
· Windows 10: como criar uma imagem de sistema para restaurar o PC;
· Criando um ponto de restauração do sistema através de um simples atalho;
· Windows 10: como configurar sua própria “máquina do tempo” para backups;
Vamos lá:
1) No Windows, abra o “Editor do Registro”. Para isto, clique no botão “Iniciar” e a seguir digite “regedit” (sem aspas), utilizando então, a seguir, o atalho exibido.
Obs: você também pode abrir o “Editor de Registro” do Windows através das teclas de atalho“Win + R”. Logo a seguir, na caixa de diálogo “executar“, digite “regedit” (sem aspas), e clique em OK (ou simplesmente tecle <ENTER>).
2) No “Editor do Registro”, navegue até “HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell”:




3) Agora, clique sobre “shell” com o botão direito do mouse e vá em “Novo” ==> “Chave”. Vamos aqui criar uma nova chave e dar a ela um nome. Vale lembrar que o nome que dermos à chave será também exibido no menu de contexto do Windows, posteriormente. Portanto, podemos nomeá-la como bem entendermos:



Vamos chamá-la, aqui, de “Copiar listagem de arquivos” (sem aspas). Observe que você deverá renomear a chave recém criada, do valor padrão preenchido automaticamente pelo Windows, para o nome desejado que vamos utilizar (no caso, “Copiar listagem de arquivos” – sem aspas). Crie agora, portanto, a nova chave.
4) Agora, dentro da recém criada chave “Copiar listagem de arquivos”, vamos criar uma nova chave. Esta, deverá se chamar “command” (sem aspas).
Para isto, clique em “Copiar listagem de arquivos” com o botão direito do mouse (de forma similar ao que fizemos no procedimento 3) e vá em “Novo” ==> “Chave”.


Da mesma maneira, renomeie a chave recém criada, com o nome padrão sugerido pelo Windows, para “command” (sem aspas):


5) Clique, agora, na chave “command”, na janela da esquerda. Localize, logo a seguir, o item “(padrão)”, à direita. Dê um duplo clique nele, e uma pequena janela será logo aberta. Defina o valor (campo “Dados do valor”) para o seguinte (copie e cole, ali, o comando abaixo):
cmd /c dir "%1" /b /a:-d /o:n | clip


Clique em OK, e pronto! Já pode fechar o “Editor de Registro” do Windows.
Agora, para testar e utilizar o recurso, basta abrir o Explorador de Arquivos ou o Windows Explorer e clicar com o botão direito do mouse em qualquer pasta. A opção vai estar lá, no menu de contexto, pronta para ser utilizada.
Basta clicar nela, e todos os nomes dos arquivos serão então copiados para a área de transferência do Windows:
Até a próxima!