quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

RAID Write Back vs Write Through

 

Sofrer ou não sofrer? Eis a questão.

Write Through Cache

Com Write Through Cache, os dados são escritos na cache e no disco assim que os dados são prontos a serem guardados. Como os dados são escritos em ambos os locais, no caso de a informação ser necessária, ela pode ser recuperada da cache para um acesso mais rápido. A desvantagem deste método é que o tempo para efetuar uma operação de escrita é maior do que o tempo para efetuar a mesma operação de escrita num dispositivo sem cache. O tempo de escrita total é o tempo para escrever na cache mais o tempo para escrever no disco.

Quando o controlador recebe uma solicitação de gravação do host, ele armazena os dados em seu módulo de cache, escreve os dados nas unidades de disco e, em seguida, notifica o host que a operação de escrita está concluída. Esse processo é chamado write-trough caching porque os dados realmente passam através e são armazenados na memória cache no seu caminho até as unidades de disco.

Write Back Cache

Com Write Back Cache a operação de escrita não sofre atrasos no tempo de escrita. O bloco de dados é inicialmente escrito na cache, somente quando a cache está cheia ou é solicitada é que os dados são escritos no disco.

Esta técnica cache melhora o tempo de resposta do subsistema de escrever pedidos, permitindo que o controlador declare a operação de escrita "completa", logo que os dados chegam à sua memória cache. O controlador executa posteriormente a operação mais lenta, de escrever os dados nas unidades de disco.

A limitação deste método é que o dispositivo de armazenamento durante um período de tempo não contém o bloco de dados novo ou atualizado. Se os dados na cache se perderem devido a falha de energia os dados não podem ser recuperados. Quando usamos o Write Back Cache, é necessário um módulo de backup de bateria para evita a perda de dados em caso de uma falha de energia.