quarta-feira, 14 de março de 2012

Problemas Switch SRW248G4 With Webview 1.1

Temos um switch Linksys SRW248G4 With Webview 1.1 no local onde trabalho que de um momento deixou de funcionar corretamente.

Fizemos então um upgrade de firmware para a última versão existente no site da cisco (SRW2xxG4 V1.1 Firmware Version 1.2.3.0).

O switch ficou a funcionar correctamente à excepção do webadmin.

Solução:

Instalar o IE6 ou então o firefox 3.5 com o addon o IE Tab no Firefox https://addons.mozilla.org/firefox/addon/1419

 

Para conseguirmos a versão do firefox 3.5 fizemos o download do site Old Apps http://www.oldapps.com/firefox.php que parece ter por muita coisa porreira.

E ficamos então com acesso ao switch via web

image

terça-feira, 13 de março de 2012

Criar um servidor TFTP–Update de Firmware

O Trivial File Transfer Protocol (ou apenas TFTP) é um protocolo de transferência de ficheiros, muito simples, semelhante ao FTP.

O TFTP é usualmente utilizado para transferir pequenos ficheiros entre "hosts" numa rede, tal como quando um terminal remoto ou um cliente inicia o seu funcionamento, a partir do servidor.

Visão geral do protocolo

Toda a transferência começa com um pedido de leitura ou escrita de um arquivo, que sirva também para pedir uma conexão. Se o servidor conceder o pedido, a conexão está aberta e o arquivo é emitido em blocos fixos do comprimento de 512 bytes. Cada pacote contem um bloco dos dados, e deve ser reconhecido por um pacote do reconhecimento antes que o pacote seguinte possa ser emitido.

Um pacote dos dados de uma terminação de menos de 512 sinais dos bytes de transferência. Se um pacote começar perdido na rede, o intervalo de parada pretendido da vontade do receptor e pode retransmitir seu último pacote (que pode ser dados ou um reconhecimento), assim fazendo com que o remetente do pacote perdido retransmitir esse pacote perdido.

O remetente tem que manter apenas um pacote na mão para o retransmisor, desde que o reconhecimento da etapa do fechamento garante que todos os pacotes mais antigos foram recebidos. Observe que ambas as máquinas envolvidas em transferência estão consideradas remetentes e receptores. Um emite dados e recebe reconhecimentos, o outro emite reconhecimentos e recebe dados. A maioria de erros causam a terminação da conexão. Um erro é sinalizado emitindo um pacote do erro. Este pacote não é reconhecido, e não retransmitido (isto é, um servidor ou o usuário de tFTP podem terminar após ter emitido uma mensagem de erro), assim que a outra extremidade da conexão não pode começá-la.

Conseqüentemente os intervalos de parada estão usados para detectar tal terminação quando o pacote do erro foi perdido. Os erros são causados por três tipos de eventos: o tFTP reconhece somente uma condição de erro, que não causa a terminação, a porta da fonte de um pacote recebido que está incorreto. Neste caso, um pacote do erro é emitido ao anfitrião original. Este protocolo é muito restritivo, a fim de simplificar a execução. Para o exemplo, os blocos fixos do comprimento fazem o alocamento para diante reto, e o reconhecimento da etapa do fechamento fornece o controle de fluxo e elimina a necessidade de requisitar novamente pacotes entrantes dos dados.

[editar] Especificações

  • É baseado em UDP (usa a port 69) ao contrário do FTP que se baseia no TCP (usa a port 21)
  • Não permite listar o conteúdo de directórios
  • Sem mecanismos de autenticação ou encriptação de dados
  • Usado para ler e/ou escrever ficheiros em servidores remotos
  • Suporta e modos diferentes de transferência, a saber, netascii (corresponde ao modo ascii do ftp), octet (corresponde ao binary do ftp) e mail.

Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Trivial_File_Transfer_Protocol

 

Um bom servidor de TFTP pode ser obtido em http://solarwinds.s3.amazonaws.com/solarwinds/Release/FreeTool/SolarWinds-TFTP-Server.zip

imageimageimage

Agora é só garantir que a nossa firewall mantem o porto 69 aberto no protocolo UDP.

Aceder à configuração da Firewaal do windows e criar uma nova regra

imageimageimageimageimage

Cria-se a regra para uma porta. Escolhe-se a porta 69 e o protocolo UDP. Clicamos em Permitir ligação no passo seguinte.

Selecionamos o perfil a que queremos adicionar a regra e atribuímos um nome.

Como exemplo mostro o backup/upgrade de um Switch LinkSys que neste caso vai guardar uma copia do startup-config no ip 192.168.1.14 onde está instalado e a correr o servidor de tftp. Será guardado na pasta c:\TFTP conforme configuração no servidor TFTP.

image

E é tudo…

quinta-feira, 8 de março de 2012

Western Digital - Web interface fica inacessível (503 Server temporarily overloaded)

Estou a usar  um Western Digital de 2 TB  e  descobri que a interface web está  inacessível, o que dá a seguinte mensagem de erro: 

UNKNOWN 503 Server temporarily overloaded
Date: Tue, 06 Mar 2012 09:15:23 GMT
Cache-Control: no-cache,no-store
Content-Type: text/html; charset=%s
Connection: close

<html>
<head><title>503 Server temporarily overloaded</title></head>
<body>
<h3>503 Server temporarily overloaded</h3>
The server cannot process the request due to a high load
</body>
</html>

 Then type "top" (without "") and look if the HTTP Service (imho mini_http) really have a high CPU useage (service in 1st line uses the most). With SSH you can also shutdown "poweroff" or reboot "reboot".

Tendo o SSH activado podemos aceder via SSH.

Aceder então pelo Putty.

Os dados são os seguintes

user: root

pw: welc0me (O “0” não é um “O”, é o numero zero “0”)

 Agora clique em

Then type "top" (without "") and look if the HTTP Service (imho mini_http) really have a high CPU useage (service in 1st line uses the most). With SSH you can also shutdown "poweroff" or reboot "reboot".

 28354 root       2576 S < /twonky/twonkymediaserver -D -appdata /DataVolume/jew