terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Largura de banda (telecomunicações)

Em telecomunicações, a largura da banda ou apenas banda (também chamada de débito) usualmente se refere à bitrate de uma rede de transferência de dados, ou seja, a quantidade em bits/s que a rede suporta. A denominação banda, designada originalmente a um grupo de frequências é justificada pelo fato de que o limite de transferência de dados de um meio está ligado à largura da banda em hertz. O termo banda larga denota conexões com uma largura em hertz relativamente alta, em contraste com a velocidade padrão em linhas analógicas convencionais (56 kbps), na chamada conexão discada.

Limite de Banda

O limite de banda é o limite máximo de transferência de dados, onde também é designada sua velocidade. Por exemplo, você pode ter uma conexão discada de 56 kbps, onde 56 kilobits (7 kbytes) por segundo é o limite de transferência de dados de sua conexão ou uma banda de 1Mbps, você conseguiria transportar cerca de 1 megabit ou aproximadamente 125 kilobytes por segundo.

Nela podemos achar também o valor relativo a transferência de dados real, ou também chamado de Taxa ou Velocidade de Transferência ou (throughput), que varia aproximadamente entre 10 a 12 por cento do valor nomintal de seu limite de banda. Por exemplo, numa velocidade de 56kbps, você conseguirá taxas de transferencia de no máximo 5,6 a 6,7 kbps aproximadamente, enquanto numa banda de 256kbps, você conseguirá uma Taxa de Transferência de aproximadamente entre 25kbps a 30,7kbps.

Em hospedagem de websites, o termo banda é usado para descrever a quantidade de dados limite que podem ser recebidos ou enviados por um website num período de tempo requisitado pela assinatura; um termo mais específico seria transferência de dados mensal.

Traffic Shaping

O 'limite de banda' de uma conexão anunciado por uma operadora se associa aos limites impostos internamente na operadora, de acordo com planos de serviço - frequentemente distando do limite físico de banda da rede de telecomunicações. Estas operações se denominam Traffic Shaping.

 

Velocidades de conexão

Abaixo uma tabela mostrando o limite de banda de diferentes tipos de conexão à internet:

56 kbit/s Modem / Discada
1544 kbit/s T1
2048 kbit/s E1
10 Mbit/s Ethernet
11 Mbit/s Wireless 802.11b
54 Mbit/s Wireless-G 802.11g
100 Mbit/s Fast Ethernet
300 Mbit/s Wireless-N 802.11n
1000 Mbit/s Gigabit Ethernet
10000 Mbit/s 10 Gigabit Ethernet

Latência

Latência é a diferença de tempo entre o início de um evento e o momento em que seus efeitos tornam-se perceptíveis e sim conceito de engenharia, a largura de banda (débito). Embora de certa forma sejam ambos uma medida de velocidade, não são, de todo, a mesma coisa. Latência é a sua conclusão, enquanto que largura de banda é o número total de tais actividades durante um determinado espaço de tempo.

Tanto latência como largura de banda têm efeitos dramáticos no desenho de sistemas de telecomunicações e de computação, já que geralmente melhorias num deles repercutem-se negativamente no outro. Para a maioria das operações, como transferência de ficheiros, o débito é a medida mais importante, pois este tipo de operação não será concluído enquanto todos os dados tiverem sido transferidos. Em contrapartida, o sistema de travagem de um automóvel necessita de muito pouca informação (ativo ou inativo), mas esta informação deve ser enviada com o menor atraso possível.

Lag

Lag é uma palavra em inglês que se refere a atrasos que se podem experimentar na comunicação entre computador (internet, por exemplo), podendo aplicar-se a outras situações, como comunicação via satélite ou mesmo em comunicação escrita. Lag também pode significar baixos FPS dentro de um jogo Single Player.

Em computação, lag refere-se ao tempo que um pacote de dados leva a partir de um computador local até ao seu destino e, depois, de volta (ver ping).

O efeito do lag é verificável quando vemos, por exemplo, um jornalista no exterior, ao vivo, leva algum tempo a responder às perguntas que lhe são feitas no estúdio. Isso provoca uma reação desagradável nos espectadores.

Em MMORPGs, lag é o elevado período de tempo em que o computador do usuário fica atrasado em relação ao servidor principal, devido à baixa taxa de transferência da conexão ou excesso de pessoas no servidor. Mas geralmente o LAG ocorre devido a baixa taxa de transferência da conexão local ou então porque outros computadores dessa rede estão a ocupar bastante conexão tornando esta mais lenta.

Throughput

Throughput (ou taxa de transferência) é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo, pode-se usar o termo throughput para referir-se a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede, por exemplo; tendo como unidades básicas de medidas o Kbps, o Mbps e o Gbps. O throughput pode ser traduzido como a taxa de transferência efetiva de um sistema. A taxa de transferência efetiva de um determinado sistema (uma rede de roteadores por exemplo) pode ser menor que a taxa de entrada devido às perdas e atrasos no sistema.

Throughput é diferente da largura de banda nominal.

Por exemplo, podemos ter um link de 2Mbps mas tendo acesso a um conteúdo onde o roteamento dos seus dados passe por um link de 1Mbps. Neste caso, o throughput será considerado pelo menor.

 

Qual a diferença entre largura de banda e throughput de uma rede?

A largura de banda representa a maior capacidade que pode ser obtida através da transferência.

O throughput representa a velocidade na qual a informação trafega nivelado pelo menor valor de transferência.

Para uso do termo em gerenciamento de negócios, veja Throughput (business).

In communication networks, such as Ethernet or packet radio, throughput or network throughput is the average rate of successful message delivery over a communication channel. This data may be delivered over a physical or logical link, or pass through a certain network node. The throughput is usually measured in bits per second (bit/s or bps), and sometimes in data packets per second or data packets per time slot.

The system throughput or aggregate throughput is the sum of the data rates that are delivered to all terminals in a network.

The throughput can be analyzed mathematically by means of queueing theory, where the load in packets per time unit is denoted arrival rate λ, and the throughput in packets per time unit is denoted departure rate μ.

Throughput is essentially synonymous to digital bandwidth consumption.

tradução:

Nas redes de comunicação, como Ethernet ou pacotes de rádio, transferência ou débito da rede é a taxa média de entrega de mensagem de sucesso ao longo de um canal de comunicação. Estes dados podem ser fornecidos através de uma ligação física ou lógica, ou passar por um nó de rede certa. A taxa de transferência é geralmente medida em bits por segundo (bit / s ou bps), e às vezes em pacotes de dados por segundo ou pacotes de dados por faixa horária.

O sistema de transferência ou de transferência total é a soma das taxas de dados que são entregues a todos os terminais em uma rede.

O throughput pode ser analisado matematicamente por meio da teoria das filas, onde a carga de pacotes por unidade de tempo é indicada a taxa de chegada λ e taxa de transferência de pacotes por unidade de tempo é denotado μ taxa de embarque.

Throughput é essencialmente sinônimo de consumo de banda digital.