terça-feira, 13 de novembro de 2012

Dica: Verificação (dominio, dns, blacklist)

Fonte: http://brunodasilvalenga.wordpress.com/2012/02/29/dica-verificacao-dominio-dns-blacklist/

Autor: bruno da silva lenga

As vezes nos deparamos com alguns erros de DNS reverso, ou ate mesmo aquela blacklist chata que caímos. Ou apenas gostariamos de saber como nosso servidor está rodando atualmente (DNS, Email, WWW).
Para uma melhor verificação recomendo o uso do site abaixo.

http://www.ipok.com.br

Eele faz diversos testes em relação ao serviços de (DNS, Email, WWW).

Características:

  • Conjunto completo de ferramentas de dns
  • Mais de 40 testes online
  • Certifique a configuração de seu domínio
  • Veja o tempo de resposta de diversos serviços
  • Se seu firewall esta devidamente configurado
  • Análise diversos componentes de seu domínio:

Registro do domínio
Servidor DNS
Registro SOA
Servidor de email
Servidor Web (WWW)

  • Pesquisa em blacklists.
  • Verificação de dns reverso.
  • Cálculo de Netmask e Subnet
  • ISP podem usar o DNSReport e anexar como documentação para seus clientes.

 

E para verificação de BlackList recomendo os dois sites a seguir:

http://www.myiptest.com/staticpages/index.php/check-Blacklisted-IP-DNSBL

http://www.mxtoolbox.com/SuperTool.aspx?action=blacklist

Definição de parâmetros no log do SQUID

Fonte: http://brunodasilvalenga.wordpress.com/2012/02/29/definicao-de-parametros-no-log-do-squid/

Autor: bruno da silva lenga

Muitas vezes estamos verificando os Log’s do Squid, e nos deparamos com um requisição estranha do TCP_HIT ou TCP_DENIED, abaixo listo alguns parâmetros que o Squid pode informar e sua explicação.

TCP_HIT = Uma cópia válida do objeto pedido estava no cache.
TCP_MISS = O objeto pedido não estava no cache.
TCP_REFRESH_HIT = O objeto estava no cache, mas era antigo. Foi verificado e ele não foi alterado.
TCP_REF_FAIL_HIT = O objeto estava no cache, mas era antigo. O pedido para validar o objeto falhou, o objeto antigo foi retornado.
TCP_REFRESH_MISS = O objeto estava no cache, mas era antigo. Foi descarregado a cópia nova do objeto.
TCP_CLIENT_REFRESH = Foi uma requisição com a meta tag “no-cache”.
TCP_CLIENT_REFRESH_MISS = O browser forçou o proxy a verificar para ver se há uma versão nova do objeto.
TCP_IMS_HIT = O browser ja tinha uma cópia válida do objeto.
TCP_IMS_MISS = Foi feita um requisição para verificar se um objeto antigo tinha uma nova cópia.
TCP_SWAPFAIL = Era para o objeto estar no cache, mas não estava.
TCP_DENIED = A requisição foi negada.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SQL Network Interfaces, error: 26 - Error Locating Server/Instance Specified

Fonte:http://blogs.msdn.com/b/sql_protocols/archive/2007/05/13/sql-network-interfaces-error-26-error-locating-server-instance-specified.aspx

Os usuários muitas vezes essa mensagem de erro quando a conexão a um servidor SQL e não sabe por onde começar a resolver o problema. Na maioria dos fóruns, as pessoas diz isso é porque a conexão remota não está habilitado no servidor. Isso não é exatamente correto. Na verdade, esta mensagem de erro dar aos clientes informações muito específicas e que a solução é bastante simples.

Primeiro de tudo, você receber essa mensagem de erro se você está tentando se conectar a um SQL Server instância nomeada. Por exemplo padrão, você nunca vê isso. Por quê? Porque mesmo que não nesta fase (ou seja, erro de localização do servidor / instância especificada), vamos continuar a tentar conectar usando valores padrão, por exemplo defaul porta TCP 1433, nome padrão tubo para Pipes nomeados. Você pode ver outra mensagem de erro devido a falha mais tarde, mas não essa mensagem de erro.

Cada cliente de tempo faz uma conexão com o SQL Server chamado instância, enviaremos um SSRP pacote UDP para o servidor da máquina porta UDP 1434. Precisamos deste passo para saber informações de configuração da instância do SQL, por exemplo, os protocolos habilitado, a porta TCP, etc nome do pipe Sem essas informações, o cliente não sabe como conectar o servidor e ele falhar com esta mensagem de erro especificado.

Numa palavra, o motivo que receber essa mensagem de erro é a pilha do cliente não poderia receber SSRP pacote UDP resposta do SQL Browser. É fácil para isolar o problema. Aqui estão os passos:

1) Verifique se o nome do servidor está correto, por exemplo, nenhum erro de digitação no nome.

2) Verifique se o nome da instância está correto e não há realmente uma instância como em sua máquina-alvo.[Update: Alguns aplicação converte \ \ para \. Se você não tem certeza sobre o seu pedido, por favor tente o Servidor \ Instância e Server \ \ Instância em sua seqüência de conexão ]

3) Certifique-se que a máquina servidor está acessível, por exemplo, podem ser DNS resolver corretamente, você é capaz de executar ping no servidor (nem sempre verdadeira).

4) Faça serviço Navegador certeza SQL está em execução no servidor.

5) Se o firewall estiver habilitado no servidor, você precisa colocar sqlbrowser.exe e / ou porta UDP 1434 em exceção.

Uma vez que você é feito os passos, você não deve ver esta mensagem de erro mais. Você ainda pode deixar de ligar o seu servidor SQL, mas a mensagem de erro deve ser diferente e você tem um problema diferente agora. [ Atualização: Se continuar a falhar, você pode substituir servidor \ instância com tcp: servidor \ instância e / ou np: instância do servidor \ e ver se ele consegue com protocolo TCP ou NP. Dessa forma, você pode isolar o problema um pouco. ]

Há um caso canto onde você ainda pode falhar depois de verificado o passo 1) -4). Isso acontece quando a) o servidor é uma instância nomeada em cluster ou em uma máquina multi-homed, e b) o seu cliente é uma máquina Vista com firewall. Eu expliquei os detalhes em: Unable to connect to a SQL Server named instance on a cluster

[ Atualização maio 2009 ] Meu colega encontrou uma ferramenta online bem que poderia ser muito útil para os usuários de isolar questões relacionadas com esta mensagem de erro. Você pode baixar a partir de PortQry http://support.microsoft.com/kb/832919 , execute "portqry.exe-n nome_do_seu_servidor-p udp-e 1434". Se este comando retorna informações e que contém a instância alvo, então você pode descartar possibilidade 4) e 5) acima, ou seja, você tem um navegador do SQL executado e seu firewall não bloqueia SQL Browser pacote UDP. Neste caso, você pode verificar outra questão, por exemplo, seqüência de conexão errada.