O Trivial File Transfer Protocol (ou apenas TFTP) é um protocolo de transferência de ficheiros, muito simples, semelhante ao FTP.
O TFTP é usualmente utilizado para transferir pequenos ficheiros entre "hosts" numa rede, tal como quando um terminal remoto ou um cliente inicia o seu funcionamento, a partir do servidor.
Visão geral do protocolo
Toda a transferência começa com um pedido de leitura ou escrita de um arquivo, que sirva também para pedir uma conexão. Se o servidor conceder o pedido, a conexão está aberta e o arquivo é emitido em blocos fixos do comprimento de 512 bytes. Cada pacote contem um bloco dos dados, e deve ser reconhecido por um pacote do reconhecimento antes que o pacote seguinte possa ser emitido.
Um pacote dos dados de uma terminação de menos de 512 sinais dos bytes de transferência. Se um pacote começar perdido na rede, o intervalo de parada pretendido da vontade do receptor e pode retransmitir seu último pacote (que pode ser dados ou um reconhecimento), assim fazendo com que o remetente do pacote perdido retransmitir esse pacote perdido.
O remetente tem que manter apenas um pacote na mão para o retransmisor, desde que o reconhecimento da etapa do fechamento garante que todos os pacotes mais antigos foram recebidos. Observe que ambas as máquinas envolvidas em transferência estão consideradas remetentes e receptores. Um emite dados e recebe reconhecimentos, o outro emite reconhecimentos e recebe dados. A maioria de erros causam a terminação da conexão. Um erro é sinalizado emitindo um pacote do erro. Este pacote não é reconhecido, e não retransmitido (isto é, um servidor ou o usuário de tFTP podem terminar após ter emitido uma mensagem de erro), assim que a outra extremidade da conexão não pode começá-la.
Conseqüentemente os intervalos de parada estão usados para detectar tal terminação quando o pacote do erro foi perdido. Os erros são causados por três tipos de eventos: o tFTP reconhece somente uma condição de erro, que não causa a terminação, a porta da fonte de um pacote recebido que está incorreto. Neste caso, um pacote do erro é emitido ao anfitrião original. Este protocolo é muito restritivo, a fim de simplificar a execução. Para o exemplo, os blocos fixos do comprimento fazem o alocamento para diante reto, e o reconhecimento da etapa do fechamento fornece o controle de fluxo e elimina a necessidade de requisitar novamente pacotes entrantes dos dados.
[editar] Especificações
- É baseado em UDP (usa a port 69) ao contrário do FTP que se baseia no TCP (usa a port 21)
-
- Não permite listar o conteúdo de directórios
- Sem mecanismos de autenticação ou encriptação de dados
- Usado para ler e/ou escrever ficheiros em servidores remotos
- Suporta e modos diferentes de transferência, a saber, netascii (corresponde ao modo ascii do ftp), octet (corresponde ao binary do ftp) e mail.
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Trivial_File_Transfer_Protocol
Um bom servidor de TFTP pode ser obtido em http://solarwinds.s3.amazonaws.com/solarwinds/Release/FreeTool/SolarWinds-TFTP-Server.zip
Agora é só garantir que a nossa firewall mantem o porto 69 aberto no protocolo UDP.
Aceder à configuração da Firewaal do windows e criar uma nova regra
Cria-se a regra para uma porta. Escolhe-se a porta 69 e o protocolo UDP. Clicamos em Permitir ligação no passo seguinte.
Selecionamos o perfil a que queremos adicionar a regra e atribuímos um nome.
Como exemplo mostro o backup/upgrade de um Switch LinkSys que neste caso vai guardar uma copia do startup-config no ip 192.168.1.14 onde está instalado e a correr o servidor de tftp. Será guardado na pasta c:\TFTP conforme configuração no servidor TFTP.
E é tudo…